Foto: Danilo Vieira

Pró-Reitoria de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (PRP) possibilita que pesquisadores destacados encontrem na Universidade espaço e apoio adequados para o florescimento de novas ideais e projetos, proporcionando os instrumentos para que as lideranças científicas, atuais e futuras vejam na USP o lar mais apropriado para o desenvolvimento do conhecimento e da sociedade. Com base nessa filosofia, a PRP mantém os seguintes programas:

Saiba mais sobre a PRP.


Acervos da USP
O Programa de Pesquisa nos Acervos da USP, sob a responsabilidade conjunta das Pró-reitorias de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Cultura e Extensão, oferece auxílios individuais a pesquisadores que venham fazer pesquisa com material do acervo dos museus da USP, do Instituto de Estudos Brasileiros, ou de material captado no CEBIMar e que permane├žam por um período mínimo de três ou cinco meses.


Ampliando as Fronteiras
Programa da Reitoria da USP de Incentivo à Educação e Ciência na Graduação e Pós-Graduação
O Programa tem o objetivo de trazer temporariamente para a USP professores de reconhecida competência e com histórico de contribuição educacional e científica excepcional. Destina-se especialmente a professores universitários aposentados em outras universidades ou que desejem afastar-se temporariamente para se fixarem na USP por um período máximo de até 1 ano.


Apoio aos Novos Docentes
A finalidade deste projeto é oferecer aos recém-contratados, que apresentarem o protocolo de submissão à FAPESP de um pedido de auxílio à pesquisa ou projeto especial, uma contrapartida da universidade no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).


Biotérios
A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) gerencia os recursos anualmente destinados pela Comissão de Orçamento e Patrimônio para aperfeiçoamento da Rede de Biotérios da Universidade. A destinação desses recursos é decidida pela Comissão Assessora da Pró-Reitoria para assuntos de biotérios composta por membros designados pela Pró-Reitora de Pesquisa. A Comissão destinará, em 2012, R$ 2.000.000,00 para demandas específicas provindas dos biotérios cadastrados na PRP.


Incentivo à Pesquisa
Programa da Reitoria da USP de Incentivo à Pesquisa


INFRA-USP
Selecionar propostas para apoio financeiro a pesquisadores ou grupos de pesquisa com vistas a ampliar, melhorar ou readequar laboratórios e outros espaços de pesquisa da universidade, buscando aumentar o impacto das atividades de pesquisa no cenário internacional e fortalecer sua relação com a sociedade.


PIBIC - Iniciação Científica
A Pró-Reitoria de Pesquisa, administra o Programa de Iniciação Científica/USP destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover o desenvolvimento da Pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio deve reger as atividades de Iniciação Científica, é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que tem no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.


PIBITI - Iniciação Tecnológica
O PIBITI foi criado pelo CNPq, no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Os objetivos do Programa são: contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.


Pós-Doutorado
O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares, por portadores de título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade.


Pré-Iniciação Científica
O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.


PROCONTES
O Programa de Concessão de Pessoal Técnico de Nível Superior tem por objetivo conceder pessoal técnico de nível superior a pesquisadores de excelência, com grande demanda, atendendo grande número de pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados por agências oficiais.


Projeto 1 - Recursos Complementares para Apoio à Pesquisa
A finalidade deste projeto é oferecer auxílio complementar aos Docentes e Pesquisadores da USP contemplados com projetos de pesquisa financiados por parte de agências de financiamento (FAPESP, CNPq, FINEP, e outras similares).


Projeto 4 - Programa de Estágios para Apoio à Grupos de Pesquisa
O incentivo será oferecido na forma de recursos para os estágios para os alunos de graduação da USP, regularmente matriculados, pelo período de um ano, para desenvolverem atividades de criação, manutenção e atualização de Web site bilíngue (português e inglês) e outras atividades necessárias aos grupos de pesquisa. Os requisitos obrigatórios que definem a elegibilidade dos candidatos são as definidas pela Pró-Reitoria de Graduação, pelas CG das Unidades e cumprimento integral da jornada de 20 horas semanais.


Projeto 5 - Programa de Apoio a Seminários
Promover a divulgação das atividades científicas realizadas dentro e fora da Universidade disseminando o conhecimento científico produzido nas Unidades, NAPs, INCT's e CEPID's.


Novidades

Nova estação na página do REMMAR-SP

Relacionados


View My Stats